27 de dez. de 2012

Redação técnica científica

Para escrever cientificamente, é preciso seguir alguns passos importantes: Procurar material para a leitura segundo o tema escolhido é o principal. significa ter a iniciativa de selecionar livros, revistas, textos, dados, informações. Pois nada lhes é dado pronto acabado; é preciso despertar a sua curiosidade, instigá-lo para ir em busca de autores que já escreveram sobre o tema pesquisado.
Em um segundo momento, é preciso criar! Escrever seu ponto de vista, ter a iniciativa de pesquisar, contestar, dar pareceres, criar hipóteses e concordar com o que já foi escrito.

Segundo Demo (apud RAMOS, 2011, p. 35), "o aluno precisa ser motivado partindo dos primeiros passos imitativos, avançar na autonomia da expressão própria. Isto não se reduz a texto, por mais importante que seja. Inclui também a capacidade de se expressar, de tomar iniciativa, de construir espaços próprios, de fazer-se sempre presente e participativo".

A atividade reconstrutiva, conforme nos explica Ramos (2011, p. 35), não se esvai no reescrever, mas abrange, num todo só, o desafio de inovar, intervir, praticar. " O aluno-objeto é aquele que só escuta a aula e a reproduz na prova. O aluno-sujeito é aquele que trabalha com o professor, contribui para construir o conhecimento, busca inovar a prática, participa efetivamente em tudo".

Para a escrita ser considerada científica deve-se observar os seguintes critérios:
clareza, coerência, coesão, consistência, originalidade e objetividade.  Nesse sentido é preferível que uma pesquisa científica preencha 3 requisitos básicos: 1) a existência de uma pergunta que se deseja responder (o problema);  2) a elaboração de um conjunto de passos que permitam a chegar a resposta (metodologia, objetivos, fundamentação, etc) e, por fim, 3) a indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida (resultados e meios que se chegou a ele).

Etapas da redação:

ao realizar uma pesquisa é preciso que se escolha um TEMA e defina um PROBLEMA para ser investigado. A definição dependerá dos OBJETIVOS que se pretende alcançar. Nessa etapa há a necessidade de elaborar um plano de trabalho e, após deverá explicitar se os objetivos foram alcançados, se as hipóteses e pressupostos foram confirmados ou não. É importante apresentar a contribuição da pesquisa para o meio científico. Para isso é preciso observar:

a) DECISÓRIA - pertinente à escolha do tema, à definição e à delimitação do problema de pesquisa.

b) CONSTRUTIVA - pertinente à construção de um plano de pesquisa e à execução da pesquisa.

c) REDACIONAL - pertinente à análise dos dados e informações obtidas na fase construtiva, visando à elaboração do relatório final.

Porém, os métodos que fornecem as bases lógicas à investigação são:

DEDUTIVO: esse raciocínio tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Usa o silogismo, construção lógica, para a partir de duas premissas tirar-se uma terceira hipótese. Ex: Paulo é homem. Todo o homem morre um dia. Portanto, Pulo não é imortal. A verdade do raciocínio dedutivo se baseia na verdade contida nas premissas.

INDUTIVO: esse método não oferece certeza dos procedimentos, apenas possibilidades. A generalização parte de observações. Nessas observações elaboramos as generalizações. Por exemplo, quando observamos uma zebra listrada, duas zebras listradas. Logo, todas as zebras são listradas. O ponto de partida é a observação dos fatos e dos fenômenos da realidade objetiva, o de chegada é o estabelecimento de regularidades que conduzem os fatos ou fenômenos.

HIPOTÉTICO - DEDUTIVO: para tentar explicar as dificuldades expressas no problema da pesquisa, são formuladas conjecturas ou hipóteses. As hipóteses produzidas seriam desenvolvidas por meio do raciocínio dedutivo, testadas e substituídas, caso necessário. As considerações indutivas reduzem-se  ao método hipotético-dedutivo, ou seja, busca-se evidencias empíricas para derrubar a hipótese formulada.

DIALÉTICO: a dialética é a lógica do conflito, do movimento, da vida. Tomemos como ex: as ideias  de Hegel que tem como premissa: "determinado inventor  tem uma ideia à medida que a realiza, esta, materializada, cria mudanças na matéria". Logo, Hegel é dialético, mas subordina a dialética ao espirito por também entender que o espírito e o universo estão em perpétua mudança, mas as mudanças do espírito é que determinam a matéria.

FENOMENOLÓGICO: esse método preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade não é única, existindo tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações. O pesquisador, nesse sentido, é importante no processo de construção do conhecimento.


O objetivo desse post sobre a escrita científica é para refletir sobre a ciência em geral, perceber que podemos e devemos sempre questionar o método que utilizamos em nossa pesquisa. O ideal seria empregar métodos e não um método em particular. Mas aliar os métodos às nossas necessidades naquele momento específico.


Referências:

Ramos, P. os caminhos metodológicos da pesquisa: da educação básica ao doutorado. 6. ed. rev. Blumenau: Odorizze, 2011.